Este estudo clínico de fase 3, duplo-cego, randomizado e controlado, avaliou 2539 adultos com índice de massa corporal (IMC, peso em quilogramas dividido pelo quadrado da altura em metros) de 30 ou mais, ou 27 ou mais e pelo menos uma complicação relacionada ao peso, excluindo diabetes, para receber tirzepatida subcutânea uma vez por semana (com doses de 5 mg, 10 mg ou 15 mg) ou placebo durante 72 semanas, incluindo um período de escalonamento de dose de 20 semanas.
Neste estudo, adultos com obesidade apresentaram reduções médias de peso de 19,5% e 20,9% com doses de 10 mg e 15 mg de tirzepatida, respectivamente, em comparação com uma redução de peso de 3,1% com placebo (estimativa do regime de tratamento). Este é um grau excepcionalmente substancial de redução de peso em resposta a um medicamento antiobesidade, quando comparado com os resultados relatados em outros ensaios clínicos de fase 3.
Dado que a tirzepatida é um agonista tanto do receptor de GIP quanto do receptor de GLP-1, especulamos que possa haver um benefício adicional ao direcionar múltiplas vias hormonais endógenas estimuladas por nutrientes, que estão implicadas na homeostase energética.